Variável x ou y?
- Como escolher as variáveis y e x dos projetos?
- Qual é a diferença entre elas?
- As variáveis y dependem do foco do projeto?
Uma das dúvidas que os Belts têm no primeiro projeto é a diferença entre a variável x e y. Em um processo, podemos encontrar as variáveis: produtividade, tempo disponível das máquinas, número de paradas não programadas, tempo de preparação de máquinas e sequência de produtos na produção. Quais são as variáveis y e quais são as variáveis x?
A resposta a essa pergunta depende do objetivo do projeto. A variável y está relacionada com o objetivo do projeto, ou seja, com o que o cliente se importa. As variáveis x são aquelas que afetam a variável y, ou seja, são as variáveis voltadas para o lado do processo.
Imagine que o projeto seja “Aumentar a produção”. Nesse caso, a variável y seria produtividade (que importa ao cliente) e as demais variáveis citadas no primeiro parágrafo seriam as variáveis x, uma vez que essas variáveis influenciam a variável y. Parece simples, não? A dificuldade surge quando definimos o foco do projeto.
Dependendo do foco que damos ao processo, a variável x pode ser considerada como variável y. Vejamos um processo mais simples para entender isso.
Suponha que uma pessoa sempre chegue atrasada ao trabalho. Para resolver esse problema, vamos fazer um projeto para “chegar ao trabalho no horário”. Dessa forma, a variável y poderia ser “tempo de atraso ao trabalho, em minutos”.
As macroetapas do processo “ir ao trabalho” são apresentadas no SIPOC da Figura 1.
Através de um brainstorming, listamos as variáveis x que contribuem para o atraso no trabalho como mostra o diagrama de causa e efeito (Figura 2).
Note que temos 3 variáveis x (Tempo para sair de casa, Tempo para deixar as crianças na escola e Tempo para chegar ao trabalho) que foram desdobradas em outras variáveis x.
Agora, podemos priorizar as variáveis x em uma matriz de causa e efeito e desenvolver soluções para as variáveis x escolhidas de modo a reduzir o tempo de atraso no trabalho.
Esse é um possível rumo para o desenvolvimento do projeto. Outro rumo seria focar mais o projeto. Suponha que medíssemos os tempos para sair de casa, para deixar as crianças na escola e para chegar o trabalho, e obtivéssemos o seguinte gráfico de Pareto.
O tempo para sair de casa é o mais demorado de todo o processo “ir para o trabalho”. Logo, podemos focar o projeto nas etapas necessárias para sair de casa: Vestir-se, Preparar as crianças e Tomar café (Figura 1). Focando o projeto nessas etapas, a variável y adequada passa ser “Tempo para sair de casa” (Figura 4). Note que, antes de focar o projeto, essa variável era uma variável x.
Portanto, a variável y deve ser adequada ao foco do projeto e dependendo da abrangência do projeto, podemos enxergar uma variável como y ou como x. Restringir o foco do projeto contribui para desenvolver o projeto mais rapidamente e obter ganhos mais cedo. Todavia, os Belts devem ter três cuidados.
O primeiro cuidado é não se distanciar do cliente. Lembre-se que o cliente quer diminuir o tempo de atraso para chegar ao trabalho e não em reduzir o tempo para sair de casa.
O segundo cuidado é definir o foco do projeto nas etapas que tem maior impacto no processo como um todo. O foco foi definido no “Tempo para sair de casa” porque esse é o maior tempo de todo o processo, com maior possibilidade de sofrer atrasos (Figura 3). Esse aspecto é importante. Muitas vezes o Belt define como foco as etapas do processo que estão sob seu controle ou mais próximas, embora o impacto dessas etapas seja pequeno sobre o processo como um todo. Logo, há um risco muito grande de dedicar tempo a um projeto que trará um pequeno resultado.
O terceiro cuidado é com a métrica do projeto (variável y). Muitas vezes é difícil medir a variável y no foco do projeto. Por exemplo, medir o “tempo para sair de casa” pode ser mais trabalhoso do que medir o “tempo de atraso no trabalho”.
Conclusões
A dificuldade que os Belts enfrentam para definir as variáveis y e x é muito reduzida se os Belts considerarem os seguintes princípios:
- Saber o que o cliente espera do processo é fundamental para definir a variável y.
- Reduzir o foco do projeto é adequado para diminuir o esforço do projeto e para obter resultados mais cedo e importantes para o cliente.
- A variável y deve ser adequada ao foco do projeto, mas sem perder de vista a expectativa do cliente.
- As variáveis x são as demais variáveis que tem influência sobre a variável y.
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