TWI “Retorna às Suas Raízes” na Ucrânia
Para quem não sabe, a origem do Sistema Toyota de Produção remonta aos ensinamentos do Instituto TWI (Training Within Industry). Masaaki Imai comentou sobre o TWI (Graupp and Wrona, 2016): “Um dos desenvolvimentos emergentes mais importantes em gestão foi a descoberta e difusão do Training Within Industry (TWI)… O programa TWI foi a base da estruturação e desenvolvimento dos papéis, responsabilidades e habilidades dos supervisores da Toyota, e sem TWI, pode-se dizer com segurança que seu gemba não seria tão excelente”.
Os serviços da TWI (Training Within Industry) foram iniciados na 2ª guerra mundial para aumentar a produtividade da mão de obra na fabricação de material de guerra. O serviço TWI foi criado pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos, de 1940 a 1945, dentro da Comissão de Recursos Humanos. O objetivo era fornecer serviços de consultoria para indústrias relacionadas à guerra, cujo pessoal estava sendo recrutado para o exército dos Estados Unidos. Até o final da 2ª Guerra Mundial, mais de 1,6 milhão de trabalhadores em mais de 16.500 usinas receberam uma certificação. O programa continuou no pós-guerra na Europa e na Ásia, onde ajudou na reconstrução. É mais notável no mundo dos negócios para inspirar o conceito de kaizen e lean no Japão.
Os parágrafos a seguir foram extraídos de um artigo recente de Patrick Graupp (https://www.twi-institute.com/twi-in-ukraine/), quem destaca que TWI está mais uma vez se mostrando inestimável em meio ao conflito internacional.
Em um esforço para ajudar o povo da Ucrânia a sobreviver e se adaptar durante a invasão russa em andamento, o TWI Institute está em parceria com o Lean Enterprise Institute (LEI) para construir rapidamente um plano de requalificação e qualificação de trabalhadores ucranianos para continuar as operações em meio a um caos sem precedentes.
As empresas ucranianas estão enfrentando desafios significativos devido não apenas a interrupções na cadeia de suprimentos, mas também à grave escassez de trabalhadores qualificados (problema similar ao que aconteceu em Estados Unidos durante a 2ª guerra). Os líderes empresariais lutam para se adaptar a essa realidade, eles identificaram coletivamente um punhado de necessidades imediatas:
⦁ Realocar rapidamente as operações para territórios seguros.
⦁ Desenvolver rapidamente as capacidades dos trabalhadores novos e atuais.
⦁ Garantir a segurança dos funcionários, sem deixar de apoiar os clientes.
⦁ Permitir que os trabalhadores tenham um desempenho eficaz diante do caos.
Ecoando as origens do TWI como um programa de treinamento rápido no local de trabalho durante a guerra, o Instituto TWI alavancou sua rede global para apoiar grupos locais de treinamento do LEI na ajuda a organizações ucranianas. Os instrutores do LEI vinham usando elementos do TWI até certo ponto, mas os instrutores do Instituto TWI ajudaram a estruturar um programa de Métodos de Trabalho (JI) que entregaria o máximo de resultados rapidamente.
Todos os treinamentos do TWI usam o método científico com quatro passos. Ilustramos na Figura 1 os passos para ensinar Métodos de Trabalho. O método de quatro passos se define como “a forma de fazer com que uma pessoa lembre rapidamente sobre como fazer um trabalho corretamente, de forma segura e consciente”.
Na Figura 2 ilustramos os quatro passos da TWI para “Melhoria dos Métodos de Trabalho”, que são ensinados nos treinamentos da MI Domenech.
O programa na Ucrânia foi feito em russo (língua secundária da Ucrânia) durante o verão de 2022, o programa piloto consistiu em:
1. Treinamento básico de Métodos de Trabalho
⦁ Feito praticamente em 2 dias
⦁ Destinatários: 5 funcionários do LEI Ucrânia e 5 funcionários de uma fábrica local
2. Dia individual de treinamento de acompanhamento
3. Semana de prática
⦁ Duração de cinco dias
⦁ Assistência e orientação dos treinadores do TWI Institute
O ensino de Métodos de Trabalho foi identificado como a opção mais eficaz sob as circunstâncias, especialmente porque as empresas ucranianas estão descobrindo que seu pessoal trabalha melhor em pequenos grupos com objetivos gerenciáveis. Muitos trabalhadores já são bem versados em colaboração virtual, desde que os bloqueios do COVID-19 introduziram partes significativas da força de trabalho no trabalho remoto. Da mesma forma, empresas em todo o mundo viram o benefício de dividir grandes metas em tarefas menores com metas muito mais focadas, o que permite que equipes remotas contribuam para os mesmos projetos.
As ferramentas e métodos do TWI, especificamente a matriz de habilidades, são ideais para identificar pontos fortes e capacitar grupos de novos trabalhadores com eficiência. Com a ajuda do LEI e do Instituto TWI, as empresas ucranianas que perderam ou estão perdendo talentos qualificados podem integrar novas contratações rapidamente, envolver e apoiar os funcionários atuais e reter talentos essenciais.
Essas empresas também precisam ser capazes de se adaptar ao imprevisível à medida que o conflito continua. Ao adotar práticas de gestão Lean como parte deste treinamento, as empresas podem esperar o seguinte:
⦁ Uma estrutura para requalificação e requalificação de sua força de trabalho existente.
⦁ A capacidade de realocar operações projetadas para processos, em vez de funções.
⦁ Menos problemas práticos durante a realocação.
Embora este projeto tenha nascido de um conflito, o LEI e o Instituto TWI esperam que ele forme uma parceria duradoura que supere as barreiras linguísticas e culturais, fortaleça uma rede global de treinadores e beneficie o povo da Ucrânia nos próximos anos.
Referências:
⦁ Masaaki Imai (2012). Gemba Kaizen, A commonsense approach to a Continuous Improvement Strategy, 2. ed. Mc Graw Hill, ISBN-13: 978-0071790352
⦁ Graupp, Patrick and Wrona, Robert J. (2016). The TWI Workbook. 2. ed. CRC Press. ISBN: 9781498703963.
Autor
Carlos Domenech
Master Black Belt
CEO da MI Domenech
Leia mais
A Jornada Lean Six Sigma: Do White ao Master Black Belt
No mundo da gestão de processos e melhoria contínua, o Lean Six Sigma se destaca como uma metodologia poderosa para eliminar desperdícios, aumentar a
Design For Lean Six Sigma Estilo Startup
Você já passou por alguma/s destas situações? Desenvolve-se um programa (silo de ideias, inovação, motivação dos empregados, melhoria, liderança, …) e o tal programa não
Musk, o índice de idiotice, estilo Startup e Lean
Ao ler a biografia de Elon Musk de Walter Isaacson ficamos com a impressão de uma pessoa bastante questionável. Por outro lado, percebe-se a