Programa Kaizen na Cocamar
A cultura Kaizen, com seus eventos de melhoria de menor ou maior porte é uma aliada importante no Lean Seis Sigma. Manter somente a iniciativa na mão de Green e Black Belts é reduzir demais o escopo da iniciativa. Deve-se desenhar um modelo em que todos pensam em melhoria, alguns durante a própria gestão da rotina e outros na mudança mais profunda do sistema. Essa mudança pode ser do tipo incremental (Lean Seis Sigma com os estágios do DMAIC) ou algo mais radical (Design For Lean Seis Sigma com os estágios do DMADV), como foi representado na figura abaixo.
A Cocamar é uma cooperativa agroindustrial importante do Paraná com um faturamento aproximado de R$ 3,6 bilhões que abraçou com força o Lean Seis Sigma e em particular os eventos Kaizen.
Programa Kaizen na Cocamar
Sabrina Morello
Kaizen é uma filosofia japonesa cujo objetivo é realizar melhorias contínuas buscando otimizar os processos. A novidade na cooperativa agora é que, desde janeiro de 2005 todos os departamentos, Unidades e Indústrias passaram a fazer parte do Kaizen corporativo, que representa melhorias simples, feitas rápidas, individualmente e, na maioria dos casos, sem investimentos. Isto significa que pensar Kaizen é um dever de todos os colaboradores.
Para que fosse criada a cultura de melhoria de processos dentro da cooperativa, foram estipuladas metas. “Com o estabelecimento dessas metas, todos devem se preocupar em manter o nível de melhorias em todos os meses, tornando habitual a prática de melhoria contínua. No final, os colaboradores percebem como tudo isto acabou sendo bom para a área e, principalmente, para o próprio trabalho”, conta o responsável pelo programa Kaizen, Guilherme Zago, do Escritório de Processos.
As metas são proporcionais à quantidade de colaboradores e a maturidade da área no programa. Cada departamento possui um colaborador que é o facilitador da área, ou seja, responsável por controlar e registrar todos os Kaizens do departamento.
Para ser coerente na análise e avaliação dos Kaizens, foram formados onze grupos, dentro de Unidades da Região III, Unidades da Região I e II, Indústrias, Recebimento, Logística e Administração Central. “Adotamos a divisão em grupos para não colocarmos frente a frente em uma avaliação Kaizens de áreas muito diferentes e, por isso, encontramos a fórmula que mais se encaixou em nosso planejamento”, afirma Zago. As metas de cada grupo e subgrupo estão disponíveis no documento GIQ/G-0042: Metas e datas para o ciclo vigente, no DocNix.
A Administração Central (G11) é o grupo com maior porcentagem de atingimento da meta neste ano, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março. Com o objetivo de realizar 92 Kaizens, o grupo 11 já fez 187, tendo 203% da meta atingida. O subgrupo que mais realizou Kaizens foi o departamento de Unidades Operacionais, com 600% de atingimento. O facilitador da área, Lucas Antônio Maquea, conta que o Kaizen já está inserido na cultura do departamento. “Pensar em Kaizen já se tornou um hábito”, diz. Neste ano, o período de realização dos Kaizens é de 15 de janeiro a 15 de novembro.
O Escritório de Processos faz questão de manter os colaboradores informados sobre o que acontece no programa. Todo mês, são emitidos e enviados indicadores para cada área, que mostram o desempenho mensal e acumulado dos grupos e subgrupos, além de divulgação na intranet. “São divulgados, mensalmente, relatórios com os Kaizens aprovados e reprovados, separados por grupos, no link rápido ‘Kaizen’ na intranet”, ressalta a analista de processos Maria Carolina Pariz, do Escritório de Processos.
Critérios de Premiação
Para avaliar cada Kaizen, o total de 50% da nota corresponde às melhorias que contribuem para o resultado dos processos da área, melhorias nos quesitos de segurança operacional, ambientais ou no ambiente de trabalho. Já a outra metade, é avaliada pela criatividade do Kaizen realizado.
Registro e informações
Quadro Kaizen
Existem 80 quadros do Kaizen instalados pela Cocamar, geralmente em áreas comuns para que todos tenham acesso com informações relacionadas ao programa. Esses quadros funcionam para que tudo que for relacionado ao Programa possa ser encontrado facilmente pelos colaboradores. Desde caderno, selos, caixa de ideias, informações e os indicadores.
Caixa de ideias
A “caixa de ideias”, encontrada nos Quadros Kaizen, funciona para que o colaborador que tenha alguma ideia de melhoria que não seja de sua autonomia, possa registrá-la. Todas as sugestões recebem respostas do Escritório de Processos.
Caderno e Selos Kaizen
Além disso, também existe o caderno Kaizen, usado pelos departamentos para anotar as melhorias realizadas. O objetivo deste caderno é que o colaborador “venda seu peixe” para que futuramente o Kaizen possa concorrer à premiação.
Caso seja possível, um selo Kaizen deve ser colado no local onde o mesmo foi realizado. A colagem do selo não é obrigatória.
Kaizen x Sensos da Qualidade
Segundo o Escritório de Processos, é muito comum os colaboradores confundirem os projetos Kaizen Corporativo e Sensos da Qualidade (5S), já que ambos focam na melhoria contínua da Cocamar. Entenda a diferença:
Kaizen
Enfoque na melhoria de processos, que reduza custos, tempos ou riscos, aumente a qualidade dos produtos ou do trabalho sem ir contra as regras, normas e determinações da Cocamar. Podem ser ações de mudança de layout ou de localização de materiais/ máquinas, criação de novos métodos de controle ou prevenção.
Sensos da Qualidade
Trabalha com mudanças de hábito e comportamentos buscando melhorar continuamente o trabalho. É a prática diária dos oito sensos – limpeza, organização, descarte, higiene, ordem mantida, treinamento, determinação e união, combate ao desperdício – no ambiente de trabalho.
Carlos Domenech
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