O que é o Lean Six Sigma Estilo Startup?
Há um grande equívoco que deve ser desmistificado desde já: o Lean Six Sigma não é apenas uma ferramenta para gestão de projetos! Quando as empresas atuam em projetos com foco na transformação do negócio, o Lean Six Sigma (LSS) torna-se uma filosofia de gestão.
MAS AFINAL, O QUE É LEAN SIX SIGMA?
Apesar de nascidas separadamente, quando as duas metodologias são combinadas tornam-se uma perfeita estratégia de atuação. Os projetos de melhoria usam o LSS para primeiro “limpar” a casa, eliminando atividades que não agregam valor (NVA ou “Non Value Added”), e depois melhorar o processo simplificado reduzindo a variação.
O Lean remete, em sua tradução, algo enxuto. Ou seja, a metodologia Lean tem como principal objetivo reduzir os desperdícios do processo, tornando-os mais enxutos. Os desperdícios são os obstáculos, burocracias e ineficiências do processo que impedem o fluxo de valor para o cliente e reduzem a velocidade do processo. Veja na imagem abaixo a representação da aplicação do Lean.
1) Identificar os passos do processo.
2) Verificar quais passos agregam e quais não agregam valor, os passos que não agregam valor devem ser eliminados.
O Lean ataca questões abrangentes, por exemplo:
- Processos chaves muito lentos
- Tempo, esforço e materiais estão sendo perdidos
- Os recursos são limitados e trabalhados em excesso
- Os processos têm gargalos que reduzem a produtividade
- Serviços defeituosos atingem continuamente o cliente
- As melhorias não são mantidas
- Causas raízes do problema desconhecidas
- Inspeção e retrabalho consomem recursos
- Deseja-se otimizar produtividade e qualidade do produto ou serviço com investimento mínimo
A variação é o reflexo do comportamento do processo. Se a variação aumenta, a chance de falhar no processo também aumenta, se aumentam as falhas, o cliente irá reclamar e pode não voltar mais! Resumindo: quanto mais variação, menos lucro.
O Lean Six Sigma proporciona nova visão do fluxo do processo e da sua relação com a satisfação do cliente. Ou seja, fazer projetos deste tipo torna-se cada vez mais estratégico para as empresas.
E o que é Lean Six Sigma estilo Startup?
O DMAIC é o ciclo de melhoria usado pelo Lean Six Sigma Estilo Startup, constituído das etapas:
Definir, Medir – Analisar – Melhorar (Improve) e Controlar.
É a receita que deve ser seguida para transformar o problema ou oportunidade de fato!
O QUE É D-MAI-C?
E onde o Estilo Startup entra na história?
O Estilo Startup está modificando a cultura em muitas empresas de ponta. O foco desta forma de atuação é buscar construir protótipos e aprender mais rápido, através de interações com o cliente.
No Estilo Startup, Eric Ries fala sobre atuar na construção do MVP (Minimum Viable Product), ou seja, Produto Mínimo Viável. Desta forma, é possível acelerar processos de melhoria e inovação para atingir resultados. Após estabelecer as hipóteses de valor e crescimento, o pensamento Lean Startup funciona conforme o ciclo:
Construir-Medir-Aprender, ou Medir-Aprender-Construir.
Velocidade do lean: gerando protótipos rápidos da solução ou MVP
+
Interação antecipada com o cliente ou usuário
Um projeto de Lean Six Sigma Estilo Startup visa entender o problema, validar a causa deste problema e, à medida das descobertas, estabelecer soluções viáveis para eliminar as causas encontradas. Para isso, pode-se adaptar o ciclo MVP para MVS (Minimum Viable Solution), ou seja, Solução Mínima Viável. É possível executar vários pequenos ciclos de MVS durante o projeto, conforme as descobertas forem acontecendo
Esta é uma das principais inovações que o estilo Startup traz aos projetos tradicionais DMAIC. O que antes era conduzido de maneira sequenciada e separada, hoje é tratado de forma mais prática. O processo foi medido, foram encontrados e analisados pontos focais de mudança, não há necessidade de aguardar a chegada da próxima etapa para iniciar todas as melhorias juntas. Ao entrar no ciclo MVS, as soluções mais práticas para aquele ponto focal são testadas e validadas. À medida que a equipe coleta feedbacks do cliente e/ou do processo, novos ciclos podem acontecer.
Desta forma, o projeto LSS evolui de maneira mais ágil, com feedbacks para avaliar se a solução está surtindo efeito e com resultados mensurados no decorrer de todo o projeto.
A Jornada Lean Six Sigma: Do White ao Master Black Belt
No mundo da gestão de processos e melhoria contínua, o Lean Six Sigma se destaca como uma metodologia poderosa para eliminar desperdícios, aumentar a
Design For Lean Six Sigma Estilo Startup
Você já passou por alguma/s destas situações? Desenvolve-se um programa (silo de ideias, inovação, motivação dos empregados, melhoria, liderança, …) e o tal programa não
Musk, o índice de idiotice, estilo Startup e Lean
Ao ler a biografia de Elon Musk de Walter Isaacson ficamos com a impressão de uma pessoa bastante questionável. Por outro lado, percebe-se a
O que é o Lean Six Sigma Estilo Startup?
Há um grande equívoco que deve ser desmistificado desde já: o Lean Six Sigma não é apenas uma ferramenta para gestão
CURSO LEAN SIX SIGMA ESTILO STARTUP
YELLOW BELT LEAN SIX SIGMA- CURSO 100% ONLINE
- CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO
- MAIS DE MIL ALUNOS