Estratégia dos Princípios Fundamentais no LSS Estilo Startup
O pensamento dos Princípios Fundamentais é muito utilizado por Elon Musk como uma estratégia eficaz para resolver problemas complexos e gerar soluções originais.
Aos 46 anos, Elon Musk já inovou e construiu empresas revolucionárias multibilionárias em áreas bem diferentes: Paypal (Serviços Financeiros), Tesla Motors (Automotivo), SpaceX (Aeroespacial) e a recente startup de implante cerebral Neuralink, avaliada em 5 bilhões de dólares.
Em 2002, Musk iniciou sua busca para enviar um foguete a Marte. Desafio: o custo de aquisição de um foguete era astronômico – até US$ 65 milhões. Começou a repensar o problema.
Musk: “A física ensina a raciocinar a partir dos princípios fundamentais. Do que é feito um foguete? Ligas de alumínio, um pouco de titânio, cobre e fibra de carbono. Qual é o valor desses materiais no mercado de commodities? Cerca de 2% do preço total.”
Em vez de comprar um foguete pronto por dezenas de milhões, Musk decidiu criar sua própria empresa, comprar matérias-primas baratas e construir os foguetes. Nasceu a SpaceX.
O foguete da SpaceX é 10 vezes mais barato e com custo 30-100 vezes menor do que a NASA no transporte de carga útil para o espaço.
As ideias mais inovadoras da história resultaram da redução das coisas aos princípios fundamentais e da substituição de uma parte principal por uma solução mais eficaz. O problema é que passamos pela vida raciocinando por analogia: copiamos o que outras pessoas fazem com pequenas variações.
Raciocínio dos Princípios Fundamentais X Raciocínio por Analogia
Raciocínio dos Princípios Fundamentais
Questione ativamente cada suposição que você acha que “sabe” sobre um determinado problema – e então crie novos conhecimentos e soluções a partir do zero. Quase como um bebê recém-nascido.
Raciocínio por Analogia
Passamos a vida trabalhando deste jeito. Construa conhecimento e resolva problemas com base em suposições anteriores e “melhores práticas” amplamente difundidas e aprovadas pela maioria das pessoas.
Otimize a Função, esqueça a Forma
Um dos principais obstáculos ao pensamento dos princípios fundamentais é a tendência de otimizar a forma em vez da função. A história da mala é um exemplo perfeito.
Na Roma antiga, os soldados usavam bolsas e mochilas de couro para transportar comida enquanto cavalgavam. Eles tinham também muitos veículos com rodas, como bigas e carroças. Durante milhares de anos, ninguém pensou em combinar a bolsa e a roda.
A primeira mala com rodinhas foi inventada em 1970, quando Bernard Sadow transportava sua bagagem por um aeroporto e viu um trabalhador empurrando uma máquina pesada sobre um patim com rodas. Enquanto todos os outros estavam focados em como construir uma sacola melhor (forma), Sadow considerava como armazenar e movimentar as coisas de maneira mais eficiente (função).
Como Pensar Por Si Mesmo
A tendência para a imitação é um obstáculo ao pensamento dos princípios fundamentais. Quando as pessoas imaginam o futuro, projetam a forma atual para frente, em vez de projetarem a função adiante e abandonarem a forma.
Ao criticar o progresso tecnológico, algumas pessoas perguntam: “Cadê os carros voadores?” Temos carros voadores! São chamados de aviões. As pessoas estão tão focadas na forma (objeto voador que se parece com um carro) que negligenciam a função (transporte pelo ar).
Melhoria contínua: Pensamento x analogia: tende a ocorrer dentro dos limites estabelecidos pela visão original. Você pode gastar seu tempo fazendo pequenas melhorias na mala, em vez de criar a mala com rodinhas.
Melhoria radical : Pensamento dos princípios fundamentais: exige que você abandone sua fidelidade às formas anteriores e coloque a função na frente e no centro. O que você está tentando realizar? Qual é o resultado funcional que você deseja alcançar?
A Estratégia dos Princípios Fundamentais em 3 etapas simples.
Passo 1: Identifique e defina suas suposições atuais
“As baterias para carros elétricos são muito caras e levará muito tempo para reduzir seu valor”.
Passo 2: Divida o problema em seus princípios fundamentais.
Os princípios fundamentais são basicamente as verdades ou elementos mais básicos de qualquer coisa. Também pode pensar como as funções da coisa: atividades que um processo, produto ou serviço deveriam satisfazer (sem importar a tecnologia). O que o cliente quer que faça o produto ou serviço?
Exemplo das baterias de Elon Musk. Alguém poderia dizer: “As baterias são muito caras e sempre serão assim… Historicamente, custaram US$ 600 por quilowatt-hora. Não será muito melhor do que isso no futuro”.
Uso dos princípios fundamentais: “Quais são os constituintes materiais das baterias? Qual é seu valor de mercado?”
Tem cobalto, níquel, alumínio, carbono, alguns polímeros para separação e uma lata lacrada: “Se comprássemos isso na London Metal Exchange, quanto custariam essas coisas?” “Cerca de US$ 80 por quilowatt-hora. Pense agora em maneiras inteligentes de combinar esses materiais no formato de uma bateria que seja muito, muito mais barata do que se imagina”.
Em vez de seguir as crenças socialmente aceitas de que as baterias são caras, desafie essas crenças fazendo perguntas poderosas que revelem os elementos básicos da coisa: carbono, níquel, alumínio.
Passo 3: Crie soluções do zero
Depois de identificar e dividir seus problemas ou suposições em suas verdades mais básicas, comece a criar novas soluções perspicazes do zero.
Pense diferente! “Boas ideias são sempre malucas até deixarem de ser”.
Normalmente, quando nos deparamos com problemas complexos, pensamos como todo mundo. O pensamento dos princípios fundamentais é uma maneira poderosa de ajudá-lo a sair dessa mentalidade de rebanho, pensar diferente e achar soluções completamente novas para problemas familiares.
Ao identificar as suposições atuais, divida-las em verdades básicas e crie soluções a partir do zero. Poderá descobrir soluções engenhosas para problemas complexos e fazer contribuições únicas em qualquer área.
Leia Mais
A Jornada Lean Six Sigma: Do White ao Master Black Belt
No mundo da gestão de processos e melhoria contínua, o Lean Six Sigma se destaca como uma metodologia poderosa para eliminar desperdícios, aumentar a
Design For Lean Six Sigma Estilo Startup
Você já passou por alguma/s destas situações? Desenvolve-se um programa (silo de ideias, inovação, motivação dos empregados, melhoria, liderança, …) e o tal programa não
Musk, o índice de idiotice, estilo Startup e Lean
Ao ler a biografia de Elon Musk de Walter Isaacson ficamos com a impressão de uma pessoa bastante questionável. Por outro lado, percebe-se a
O que é o Lean Six Sigma Estilo Startup?
Há um grande equívoco que deve ser desmistificado desde já: o Lean Six Sigma não é apenas uma ferramenta para gestão