Sorrindo com LSS e DFLSS Estilo Startup (Curva do sorriso)
A vida das empresas não é moleza neste mundo atual de incertezas e mudanças aceleradas. A única certeza é que a batalha pelos clientes estará cada vez mais presente e o melhor preparado terá mais chance de vencer. Conheçamos a história de Stan Shih. Sua empresa fabricava computadores para marcas como IBM e Compaq, que terceirizavam a fabricação para países como Taiwan. Logo ele percebeu que as grandes empresas estavam se tornando mais populares e ricas, enquanto empresas como a sua permaneciam desconhecidas. Ele investiu em pesquisa, análise, branding e distribuição e hoje conhecemos sua empresa como ‘Acer’. Sim, ele é o fundador da Acer e hoje a Acer é uma das marcas de computadores mais vendidas em todo o mundo. A “curva do sorriso” é atribuída a Stan Shih. Por esta representação compreende‑se que as etapas que realmente adicionam valor ao produto são as relacionadas com a conceituação, pesquisa e desenvolvimento, branding (desenvolvimento da marca), distribuição, vendas e serviços de pós‑venda (Figura 1). Baldwin and Ito (2022) destacam o caráter empírico da curva, mas mostram evidências da sua validade para várias indústrias.
Como pode ser observado na Figura 1, atividades da cadeia produtiva relacionadas à pré‑fabricação e serviços pós‑manufatura são aquelas que retêm maior valor agregado. Observa‑se também que a diferença em valor agregado na fase de fabricação do produto e as demais atividades anteriores e posteriores na cadeia se aprofundou consideravelmente de 1970 até os dias atuais. É preciso notar, ademais, que estes estágios da cadeia constituem‑se primordialmente em serviços, e não bens, o que demonstra que a especialização de uma economia nas industrias de manufatura pode não ter o mesmo significado positivo para seu desenvolvimento do que representava décadas atrás. A produção de bens vem perdendo sua capacidade de adicionar valor ao negócio, enquanto atividades relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e serviços adicionam maior valor.
Stan Shi descreveu a Curva do Sorriso de valor agregado referindo-se à Apple e à Foxconn. A Apple não fabrica nenhum dos seus iPhones e tem uma capitalização de mercado de 3,3 trilhão de dólares, enquanto a Foxconn, que os fabrica, tem uma capitalização de mercado de apenas 103 bilhões de dólares, o trigésimo da Apple. A principal razão é que a Apple fornece P&D e design de produto no canto superior esquerdo da curva do sorriso e branding, marketing e conteúdo no canto superior direito. A Foxconn, por outro lado, ao fabricar os iPhones, agrega apenas 30% de valor (parte inferior da curva do sorriso), estando em oceanos vermelhos de concorrência e com margens baixas. Os termos oceano vermelho e oceano azul foram popularizados por Kim e Mauborgne (2017). A estratégia do oceano azul é uma estratégia competitiva para construir novos mercados, criar uma nova demanda, tornar os competidores irrelevantes e capturar o valor resultante. O oceano azul se contrapõe ao oceano vermelho, manchado de sangue pela batalha por sobrevivência entre muitos tubarões, ou seja, empresas que estão competindo em um mesmo mercado.
Embora a “curva do sorriso” tenha surgido para ilustrar o potencial das diferentes etapas da cadeia de valor em agregar valor em uma indústria de TI, o conceito se tornou amplamente citado para descrever a distribuição de agregação de valor em outros tipos de indústria e processos e para justificar estratégias de negócios voltadas para atividades de maior agregação de valor.
Chaitravi destaca que a teoria da curva do sorriso mostra que o sucesso dos produtos está relacionado ao conceito, pesquisa, divulgação da marca e marketing. Esses fatores exigem que a empresa contrate e retenha profissionais altamente qualificados e inteligentes. As pessoas que trabalham nestas áreas deve ser bem remuneradas como acontece nos países mais lucrativos que se dedicam às atividades do lado superior da curva sorridente. Países como Estados Unidos têm estado no lado superior da curva sorridente, enquanto países asiáticos como a Índia e a China estão mudando rapidamente sua posição de processos industriais de baixo nível para processos de alta tecnologia.
Chaitravi exemplifica diversos produtos com posicionamento diferenciado em relação à concorrência:
- A Coca Cola é diferente da Pepsi e a Heineken da Kaiser. O truque está em conceituar novas ideias, branding, marketing e distribuição do produto de forma eficaz.
- Você poderia estar em uma viagem de trekking subindo uma colina para chegar a algum ponto onde o único outro meio de transporte é o cavalo, você não ficaria surpreso se encontrasse uma garrafa de “Coca Cola” esperando para recebê-lo no topo da colina. Isto é “Distribuição”.
- Você entra em uma loja para comprar leite condensado para fazer um pudim de leite; você pode escolher entre Moça e Italac e escolhe “Moça”. Isso é “marca”.
- A Foxconn fabrica iPods, mas conhecemos apenas a Apple. A razão é que a Apple conceituou, pesquisou e desenhou o iPod e mantém sua distribuição em todo o mundo.
A curva do sorriso e os métodos de melhoria e inovação
Wang Chuanfu, CEO da BYD lamentou uma vez que as empresas chinesas só aprenderam a organizar os trabalhadores, mas não aprenderam a organizar os engenheiros e, portanto, só conseguiam sobreviver no terreno mais inóspito: a manufatura (https://en.wikipedia.org/wiki/Smiling_curve). A China mudou e hoje usa métodos avançados para organizar engenheiros, numa indústria muito mais lucrativa.
As organizações com setores intensivos em conhecimento precisam encontrar maneiras de fazer gestão das pessoas mais capacitadas. O especialista em gestão Peter Drucker disse: “A gestão mais importante no século XXI é gerenciar esses trabalhadores inteligentes”.
Países como Estados Unidos posicionam-se no lado superior da curva sorridente, enquanto países de América Latina ficaram presos aos empregos industriais de baixo nível ou mesmo ao setor primário de matérias primas. Se pretendem alcançar maior crescimento econômico, esses países precisam estar no lado superior da curva sorridente, o que, por sua vez, significa que são necessários mais analistas, investigadores e técnicos nestes países. Isto quer dizer que, para poderem competir em pé de igualdade com Europa e Estados Unidos:
- Os governos devem investir no ensino básico e superior.
- Por outro lado as empresas também devem treinar seu pessoal para aumentar o valor agregado de seus processos de serviço (pré-operação ou pós-venda) e reduzir atividades que não adicionam valor a seus processos operacionais. Na visão de Wang Chuanfu, isso pode acontecer de forma mais eficaz treinando às pessoas em métodos de melhoria e inovação, da mesma forma que se treina os funcionários de uma empresa nos procedimentos operacionais padrão. A Figura 2 tem um exemplo com três curvas que poderiam ser de uma empresa de commodities de baixa eficiência, uma empresa de commodities que melhorou seus processos significativamente e finalmente uma empresa com valor agregado e lucratividade altos.
A Figura 2 também ilustra alguma metodologias para melhorar a curva do sorriso:
- O Lean, Lean Six Sigma (DMAIC) para melhorar o fluxo de valor agregado – eliminado as atividades que não agregam valor – e diminuindo a variabilidade das atividades que agregam valor.
- Os métodos Design For Lean Six Sigma (DMADV), Design Sprint, Lean Startup, Oceano Azul para inovar e agregar mais| valor para o cliente com menor custo.
A Figura 3 mostra as etapas de uma cadeia de valor e destaca certa incoerência na frequência de projetos de melhoria Lean Six Sigma. Embora a saída do dinheiro aconteça nas primeiras etapas e a entrada nas últimas, usualmente a maior concentração de projetos de melhoria acontecem na etapa central de Produção.
Como foi destacado em outro artigo de Domenech (LINK: Mudança cultural e Melhoria Contínua – Parte II: Caso Exxon) as melhorias devem ser feitas:
- Com projetos maiores, realizados pelo pessoal mais capacitado, e
- Projetos menores realizados pelo pessoal da linha de frente.
Conclusão
- A curva do sorriso deixa em evidência algo que está acontecendo no mundo em ritmo acelerado: a diminuição da importância dos processos de manufatura e a crescente importância do setor de serviços, especialmente nas fases de pré-produção e pós-produção.
- A melhor maneira de uma empresa manter-se competitiva é treinando seu pessoal em métodos de melhoria e inovação. Cada empresa precisa achar seu caminho e a filosofia que abraçará para atingir estágios de maior valor agregado. O que não se pode fazer é continuar apagando incêndios dia após dia pela falta de tempo de mudar os focos de incêndio.
Referências
- https://estadodaarte.estadao.com.br/sociedade/a-india-nao-e-a-nova-china-segundo-raghuram-rajan/
- https://funag.gov.br/loja/download/1124-Cadeias_globais_de_valor_e_os_novos_padroes_internacionais.pdf
- https://chaitravi.wordpress.com/2010/02/10/the-smiling-curve-stan-shih/
- https://www.linkedin.com/pulse/do-you-have-smiling-curve-rajesh-javalagi-nko0f/
- https://en.wikipedia.org/wiki/Smiling_curve
- Baldwin and Ito (2022). The smile curve: Evolving sources of value added in manufacturing. Canadian Journal of Economics 54(4).
- W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2017). A transição para o oceano azul: Muito além da competição. Editora Sextante.
Leia Mais!
Sorrindo com LSS e DFLSS Estilo Startup (Curva do sorriso)
A vida das empresas não é moleza neste mundo atual de incertezas e mudanças aceleradas. A única certeza é que a batalha pelos clientes
Brainstorming 2.0: turbine sua criatividade e produza mais ideias!
Você já deve ter participado de reuniões gerenciais ou reuniões de grupos de melhoria nas quais se apresenta um problema e se solicitam ideias
Mudança Cultural e Melhoria Contínua
Uma afirmação comum sobre mudança cultural é que leva tempo. As vezes se menciona que se precisa de pelo menos 10 anos para que a
A Jornada Lean Six Sigma: Do White ao Master Black Belt
No mundo da gestão de processos e melhoria contínua, o Lean Six Sigma se destaca como uma metodologia poderosa para eliminar desperdícios, aumentar a
Ciência dos Dados e Navalha de Ockham
A Navalha de Ockham afirma que a explicação mais simples é preferível à explicação mais complexa. Isso porque teorias simples são mais fáceis de