União Lean Six Sigma+Estilo Startup
Por que unimos o Lean Six Sigma ao Estilo Startup: Lean Six Sigma Estilo Startup?
Em 2020 a MI Domenech redesenhou os treinamentos para incluir o estilo startup de Eric Ries (2017) no programa Lean Six Sigma. Conseguimos estruturar uma forma excelente de conduzir os projetos, mantendo o rigor do Lean Six Sigma aliado com a agilidade do Estilo Startup que usa o método científico para rodar ciclos rápidos do tipo:
- Construir
- Medir
- Aprender.
O estilo startup foi incorporado por empresas do porte da GE (programa FastWork) e elogiado por nada menos do que a Toyota, criadora do Sistema Toyota de Produção (Lean). Explicamos a riqueza dessa abordagem com alguns exemplos de projetos.
Características do Lean
Use o Lean para melhorar o fluxo do processo, reduzir tempos e desperdícios. Ilustramos duas melhorias bem características do lean. A primeira mostra uma redução de atividades que não adicionam valor, passando de um processo com 114 atividades para um outro mais enxuto com 37 atividades.
O segundo exemplo Lean mostra a utilização de vídeo análise para reduzir o tempo de limpeza de máquinas de fiação. Houve uma redução expressiva do tempo, de 70 minutos por dia por máquina para 13 minutos por dia por máquina (81% de redução).
Características do Six Sigma
O Six Sigma é extremamente útil quando se precisa conhecer melhor as relações causa-efeito entre variáveis de um processo para, por exemplo, reduzir variação ou aumentar rendimento.
O Lean não conta com ferramentas para reduzir a variabilidade em casos complexos. Um primeiro exemplo refere-se a problemas de variabilidade de sensores de medição de vazão. O projeto queria reduzir perdas de produto no processo na ordem de 2-3%, mas a variação da medida oscilava entre -10% até 20%. Foram muitos os problemas detectados, e a aferição não era o principal deles. O uso de ferramentas apropriadas permitiu uma redução enorme da variabilidade.
O segundo exemplo mostra a redução na variabilidade e na média de perda de vapor em um processo. Isso foi conseguido por um conhecimento bastante aprofundado das variáveis que afetavam a perda de vapor, ou seja, da relação vapor = função(x1, x2, …, xk).
Características do Estilo Startup
Como integramos agora o Estilo Startup neste jogo? O Estilo Startup promove a experimentação rápida pela construção de protótipos dos produtos (MVP, minimum viable product) ou das soluções (MVS, minimum viable solution). Os protótipos recebem feedback dos clientes ou dos usuários antes de sua implementação. O Estilo Startup pode-se pensar como a forma de fazer a gestão da melhoria: testes rápidos, uso de método científico, aprendizado com o cliente. A figura mostra um resumo dos três componentes: Lean, Six Sigma, Estilo Startup.
A tabela mostra como seria o raciocínio de dois projetos que não usaram o estilo startup e dos mesmos projetos que aproveitaram o estilo startup.
Acredito que os exemplos da tabela são bem ilustrativos. Temos visto muitas situações em que as empresas trabalham com uma ideia “ganhadora” na cabeça e investem muito tempo sem fazer um teste mínimo com clientes ou com um protótipo rápido.
Exemplo, RH acredita que certos treinamentos de liderança terão um efeito positivo na gestão dos processos.
→ O que se faz? É desenvolvido um programa de treinamentos para líderes e todos os líderes da empresa são treinados. Somente após 10-24 meses avalia-se se houve alguma mudança positiva. É claro que se torce para que o programa funcione! Eric Ries (Estilo startup) perguntaria nesta situação: “como você sabe que funcionará”? Certamente não sabemos! Então por que não usar o estilo startup de fazer um teste rápido em um setor (MVP, minimum viable product ou MVS, minimum viable solution) para somente depois de fazer as correções adequadas (que certamente deverão ser feitas) aplicar em outros setores da empresa?
A figura ilustra o ciclo Construir-Medir-Aprender do Estilo Startup e a mesma ideia aplicada no ciclo Melhorar-Medir-Analisar do Lean Six Sigma Estilo Startup. O que você ganhará com isso? Muito!
Resultado? O sistema entra em operação para desespero geral dos usuários e em muitos casos o sistema deixa de ser usado. Qual seria a opção DFLSS Estilo Startup para este exemplo? É feito um evento design sprint (equivale ao design thinking) e em uma semana já é construída uma fachada do sistema (usando por exemplo o Marvel que permite fazer protótipos facilmente). Esse “cenário” realista do sistema é apresentado aos usuários e após 15 dias já temos o conceito do sistema com a cara desejada pelo cliente. Somente aí se inicia a construção do conceito e o desenho do sistema.
Percebe a diferença? A sacada foi essa: “reunir o pensamento Lean Six Sigma ao Estilo Startup para criar uma metodologia mais adequada à velocidade do mundo atual”.
O Estilo Startup é muito mais do que mencionamos de forma resumida neste artigo. Requer envolvimento sério da liderança para empoderar empreendedores internos com liberdade para pensar diferente e para cortar a burocracia que predomina – ainda – nas empresas.
Carlos Domenech
Master Black Belt, consultor e CEO da MI Domenech
Mudança Cultural e Melhoria Contínua
Uma afirmação comum sobre mudança cultural é que leva tempo. As vezes se menciona que se precisa de pelo menos 10 anos para que a
A Jornada Lean Six Sigma: Do White ao Master Black Belt
No mundo da gestão de processos e melhoria contínua, o Lean Six Sigma se destaca como uma metodologia poderosa para eliminar desperdícios, aumentar a
Ciência dos Dados e Navalha de Ockham
A Navalha de Ockham afirma que a explicação mais simples é preferível à explicação mais complexa. Isso porque teorias simples são mais fáceis de
Design For Lean Six Sigma Estilo Startup
Você já passou por alguma/s destas situações? Desenvolve-se um programa (silo de ideias, inovação, motivação dos empregados, melhoria, liderança, …) e o tal programa não